quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eletrônica de Consumo

Eletrônica de consumo, ou "consummer electronics", são os equipamentos eletrônicos para uso pessoal. A eletrônica de consumo se encontra principalmente no entretenimento e na comunicação.



Hoje, com a fusão acelerada entre internet, computador, software, celular, televisão e banda larga, desaparecem praticamente as fronteiras entre trabalho, educação e entretenimento.

Mas, e o futuro próximo, como será? A resposta a essa questão foi largamente discutida pelos líderes da indústria eletrônica mundial, que falaram na IFA 2009, de Berlim, maior evento de eletrônica da Europa. Sintonizados e afinados como uma orquestra sinfônica, seus discursos mostram que as corporações preferem ser percebidas e reconhecidas mais por sua contribuição em benefício da saúde, do meio ambiente, da qualidade de vida e do bem-estar do cidadão do que por seu eventual sucesso econômico ou tecnológico.

Andrea Ragnetti, executivo-chefe (CEO) da Philips, destaca as mudanças de comportamento do novo consumidor: "As pessoas mudaram seus hábitos. Uma grande parcela compra pela internet e passa a viver mais tempo dentro de suas casas - no que se chama de efeito-casulo, interessando-se muito mais pela culinária em casa do que a dos restaurantes, economizando energia e pensando prioritariamente nas coisas essenciais".

Uma pesquisa encomendada pela Philips, em que foram entrevistados 8 mil consumidores, identifica as preferências desse novo cliente e o que ele valoriza como essencial em sua vida. A partir dessa pesquisa, concluímos que a tecnologia digital mudou a vida das pessoas nos últimos anos rumo a dois grandes objetivos: saúde e bem-estar".

Outra visão das mudanças no mercado e na sociedade é dada por Boo-Keun Yoon, presidente e diretor geral da Divisão de Displays Visuais da Samsung Electronics: "Vivemos a era do que se poderia chamar de humanismo digital. No século XXI, o consumidor espera muito mais dos produtos eletrônicos do que eles podem dar. As pessoas querem as melhores fotos digitais, a melhor imagem de televisão, o melhor som digital, o melhor serviço telefônico celular ou a melhor oferta de banda larga".

A eletrônica de consumo se resume em algumas subdivisões, algumas delas são:

Eletrônicos de vídeo: TV...


A televisão é um dos eletroeletrônicos mais populares do Brasil. Segundo a PNAD 2005 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geogrfia e Estatística), 92% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de TV.

Desde que chegou ao País, em 1950, a televisão passou por diversas etapas até se tornar popular. Começou tímida, como artigo de luxo e presente apenas em alguns lares. Ganhou cores e tornou-se, novamente, objeto de desejo, graças aos modelos de plasma e LCD, que, de tão finos, até parecem quadros para pendurar na parede.

A próxima grande mudança será a chegada da TV Digital. Quando o sistema estiver implantado, quem tiver um aparelho de TV HDTV (High Definition Television) poderá transformar a telinha da televisão em uma telona de cinema, tamanha será a qualidade de imagem. Confira, a seguir, a evolução da TV.

TVs do Futuro

Mais finas, brilhantes, leves e econômicas. Assim são as TVs do futuro, que prometem um dia desbancar as hoje cobiçadas telas de plasma e LCD.


Embora estas tecnologias de tela plana ainda estejam começando a decolar em alguns países, como o Brasil, suas sucessoras já estão no forno e os primeiros exemplares de TVs OLED (organic light-emitting diode) e SED (surface-conduction electron-emitter display) - duas das novas tecnologias de telas que a indústria vem aprimorando - devem chegar ainda este ano às lojas japonesas.

As telas OLED se diferenciam principalmente pela espessura ultrafina e pelo brilho. O segredo por trás tecnologia é o uso de materiais orgânicos eletrofosforescentes, que emitem luz própria.

Entre as vantagens das telas OLED, destacam-se ainda a flexibilidade e a resistência do material. Como são feitas de polímeros - em outras palavras, plástico -, elas podem ser dobradas.

Mas o OLED tem pelo menos um potencial rival na disputa pelo título de TV do futuro: o SED.

Nas TVs e monitores de tubos de raio catódico, que grande parte dos brasileiros ainda tem em casa, a imagem é gerada a partir da agitação e desvio de elétrons dentro de um tubo de vidro. Quando os elétrons se chocam contra a tela flúorescente, a luz é emitida e a imagem aparece.

Eletrônicos de Áudio:

Aparelhos de som podem ser definidos como qualquer aparelho eletroacústico que faça gravação ou reprodução de áudio, principalmente de musical.
Nos últimos anos, no mercado de aparelhos de som, as pessoas têm procurado produtos com várias funções, para conforto e agilidade em seu dia-a-dia. Graças á ajuda da tecnologia e principalmente da eletrônica, permitiu o desenvolvimento da indústria do áudio.

A indústria do áudio vem acompanhando e tirando proveito da tecnologia digital, e nos últimos trinta anos pudemos testemunhar grandes mudanças nos equipamentos.
Na década de 70 era o walkman, uma grande novidade para a época, embora grande e pesado. Agora as novidades são os iPods e iPhones, junto com os MP3 e derivados.O que era grande e pesado, se tornou pequeno e leve, a maioria do tamanho da palma de sua mão, isso tudo graças ao grande crescimento do mercado consumista.

Pela quantidade de produtos que já surgiram no mercado e, sobretudo, pelo “peso” dos fabricantes que estão apostando nesta nova era, é de se esperar que novidades significativas venham ocorrer no mercado de áudio para os próximos anos.

Eletrônicos de entretenimento: Vídeo Games...

Linha do tempo dos games :

1972- Magnavox Odyssey. Criado nos E.U.A, foi um recorde de vendas, o primeiro lote de 100.000 aparelhos esgotou em semanas.

1977 - Atari 2600. Proporcionando jogar múltiplos jogos, por meio de cartuchos. Sucesso de vendas, deixando o Odyssey na sombra.

1980 - Intellivision I. Foi o primeiro console criado pela Mattel.

1983 - Nintendo Entertainment System (NES). Foi o aparelho mais bem sucessido de sua época.

1990 - Sega Mega Drive. "Genesis".

1994 - Playstation, da SONY, o público dos games aumentou consideradamente depois de sua popularização.

2000 - Playstation 2, com gráficos impressionantes, jogos bem elaborados, desenho futurístico, mesmo o elevado preço não impediu o sucesso do console.Este sendo o console, mais popular de todos.

2006 - Nintendo Wii, veio para bater o mercado da SONY, tem gráficos maravilhosos, e seu controle acompanha os movimentos do jogador, incrível.

2006 - Playstation 3, com memória interna de 80gb, poder para jogar online, com ótimos gráficos também, mas com preço exorbitante.

SETE RUMOS

Acredita-se atualmente que as áreas de maior desenvolvimento da eletrônica de entretenimento nos próximos cinco anos serão as seguintes:

1. Home theater - segmento que passa a representar uma verdadeira experiência de cinema em casa, com o melhor áudio e as melhores imagens, em especial a alta definição.

2. IPTV ou Web TV - Com o desenvolvimento da televisão sobre protocolo IP (IPTV), os telespectadores podem receber programas de TV através de uma conexão de internet. Os novos avanços permitem a evolução para a chamada Web TV, com padrões semelhantes aos da alta definição.

3. TV3D - A televisão com imagens tridimensionais (TV3D) ganha espaço nos maiores eventos internacionais, como o Consumer Electronics Show (CES) e a IFA.

4. HDTV sem fio - Os primeiros televisores de alta definição sem fio (Wireless HDTV) foram expostos em Berlim, na IFA 2009. Todas as conexões de cabos e fios são feitas numa caixa separada que se comunica, sem fio, por sinais de rádio em banda ultralarga, com o televisor. Eis aí uma tendência provável para os próximos anos.

5. Centros de mídia - O conceito de servidor doméstico de mídia (Home Media Servers) ou de centro de entretenimento começa a consolidar-se na prática. Todo o conteúdo dos programas de música, vídeo, jogos e filmes é armazenado nesses centros domésticos e acessados no momento em que o usuário deseja.

6. Digitalização total - Para que possa armazenar de forma segura e definitiva todos os seus conteúdos, o usuário precisa aprender a digitalizá-los, a começar das fotos, fitas de vídeo, ilustrações e documentos.

7. Tudo verde - A economia de energia, a redução das emissões de carbono e a preservação do meio ambiente em geral passam a ser preocupações permanentes.

Tudo indica que o mundo da eletrônica de entretenimento deverá apoiar-se fortemente nessas sete tendências.

Conclusão:

Praticamente em todos os lugares há aparelhos eletrônicos, dependemos deles para quase tudo. A eletrônica é a base dos aparelhos, que servem para o nosso lazer, trabalho, limpeza, alimentação e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário