sexta-feira, 23 de abril de 2010

Processadores


Nesse artigo teremos uma noção básica dos Processadores e algumas curiosidades. Confira!



O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia de dados, acesso a memórias e operações lógicas e matemáticas.

Os processadores comuns trabalham apenas com lógica digital binária. Existem processadores simples, que realizam um número pequeno de tarefas, que podem ser utilizados em aplicações mais específicas, e também existem processadores mais sofisticados, que podem ser utilizados para os mais diferentes objetivos, desde que programados apropriadamente.

Processadores geralmente possuem uma pequena memória interna, portas de entrada e de saída, e são geralmente ligados a outros circuitos digitais como memórias, multiplexadores e circuitos lógicos. Muitas vezes também um processador possui uma porta de entrada de instruções, que determinam a tarefa a ser realizada por ele. Estas seqüências de instruções geralmente estão armazenadas em memórias, e formam o programa a ser executado pelo processador.

Em geral, fala-se que um processador é melhor do que outro na medida em que ele pode realizar uma mesma tarefa em menos tempo, ou com mais eficiência. Processadores podem ser projetados para tarefas extremamente específicas, realizando-as com eficiência insuperável. Este é o caso nos processadores que controlam eletrodomésticos e dispositivos simples como portões eletrônicos e algumas partes de automóveis. Outros visam uma maior genericidade, como nos processadores em computadores pessoais.

Os processadores formam a classe mais elevada de circuitos digitais, precedidos pelas máquinas de estado e unidades de lógica e aritmética.
[editar]

Exemplos de processadores

* Microprocessadores — São utilizados nos computadores pessoais, Workstations e mainframes. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas;
* Processadores Digitais de Sinal (DSP) — são processadores mais simples, presentes em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefa simples.
* Micro controladores — Processadores relativamente flexíveis, de relativo baixo custo, que podem ser utilizados em projetos de pequeno tamanho. Podem trazer facilidades como conversores A/D embutidos, ou um conjunto de instruções próprias para comunicação digital através de algum protocolo específico.

Abaixo temos uma lista dos principais processadores e datas de lançamento de cada um, feitos pelas duas maiores empresas do mundo fabricantes de processadores: AMD e Intel.

1979 – Intel 8088

1982 – Intel 286

1985 – Intel 386

1989 – Intel 486

1993 – Intel Pentium

1993 – AMD 5x86

1996 – AMD K5

1997 – Intel Pentium II

1997 – AMD k6-2

1999 – Intel Pentium III

2000 – Intel Pentium 4

2000 – AMD Athlon

2003 – Intel Pentium M

2003 – AMD Athlon 64

2005 – AMD Sempron

*Atualmente – Intel Core 2 Duo

*Atualmente – AMD Athlon 64 x2 DC

*Atualmente existem algum processadores mais poderosos fabricados pela Intel e AMD, mas esses dois citados são os mais utilizados hoje em dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário