![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4zleFjgub_pYfmoLMhsbwYnNADNvXAkgeZ7EJ_yBEtJHGJpaUelwoTP2Q107vPaZOhyEYMceNGf0YYN4GXZ7zQGK0PGtT6QLI7yvdl3ect9xhhsgMvNwOidAykcXz10oT6Lc9l8-SsBM/s320/antenaP.jpg)
É a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.
Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "ar") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação direta se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicação - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e destino se comunicarem a distância.
A área de telecomunicações tem sido objeto de profundas transformações desde meados dos anos 70, quando o avanço da microeletrônica já prenunciava a convergência tecnológica entre as áreas de informática e de telecomunicações. Nos anos 80, comprovou-se que a evolução não era apenas tecnológica, mas também de mercados, ou seja, as indústrias de informática e de telecomunicações não apenas passavam a usar crescentemente os componentes da microeletrônica como, sobretudo, apresentavam serviços e aplicações conjuntas que viabilizaram o surgimento de mercados novos e muito dinâmicos.
|
Este segundo aspecto da convergência entre as duas áreas é muito mais amplo e, não obstante continue em marcha a evolução nos equipamentos e sistemas, é o surgimento desses novos mercados e aplicações que têm revolucionado as próprias bases das telecomunicações na década dos 90. Por sua vez, nota-se que as características centrais que prevaleceram na organização dos sistemas de telecomunicações em todo o mundo, como o monopólio público e o serviço universal, estão sendo revistas ou repensadas em muitos casos. Isto significa que a revolução já não é exclusivamente uma questão tecnológica, mas também uma questão institucional, econômica e da própria organização da indústria e dos mercados.
Do ponto de vista tecnológico, a evolução pode ser visualizada na utilização de novos meios de transmissão e comutação - centrais digitais, satélites, fibras ópticas, novo aproveitamento do espectro de radiofreqüências entre outros - e no desenvolvimento de novos serviços para o usuário - fax, telefone móvel, PCS (personal comunications service), videoconferência e uma ampla gama de aplicações on-line e comércio eletrônico, culminando com a recente explosão dos serviços viabilizados pela Internet.
Quer continuar lendo sobre o assunto? Leia sobre O Surgimento do Telefone e dos Celulares! Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário