sexta-feira, 23 de abril de 2010

INFORMÁTICA, HARDWARE E SOFTWARE




Hardware são os componentes físicos eletrônicos, elétricos, magnéticos e periféricos que constituem um computador. Software são os programas necessários para a efetiva execução do computador.




Informação + Automática = Informática

Ciência do tratamento racional da informação por via do uso de máquinas automáticas.

 

Quais as funções da informática ao lidar com a informação?

Processar:

Manipular dados com o objetivo de obter informação

 

Armazenar:

Garantir que os dados não se percam ou sejam inadvertidamente modificados. Quando se armazenam dados deve-se pensar em criar estruturas que permitam a sua futura recuperação.

Comunicar:

Apresentação da informação, resultante do processamento de dados, através dos suportes ou meios de transmissão de informação, por exemplo, papel ou transferência de dados entre diferentes computadores, com eventual transmissão através de redes locais e/ou globais.

É necessária a existência de uma agente da tecnologia vocacionado para armazenar, classificar, qualificar, comparar, combinar e exibir informação a alta velocidade...

 ... Esse agente é o COMPUTADOR.

 

 

  Computador:

A palavra computador tem a sua origem do latim computare que significa “contar”, “calcular” ou “avaliar”. Um computador pode-se definir como um conjunto de componentes eletrônicos que permite a transformação dos dados de entrada em informação de saída e cuja transformação é controlada através de intervenção humana.


Características do computador

  • Sistema eletrônico;
  •  Preciso;
  • Fiável;
  • armazena e processa grandes volumes de dados;
  • possui elevada velocidade de processamento; 

 

Vantagens do computador

  • é rápido;
  •  resolve eficazmente tarefas rotineiras;
  • trabalha 24 horas por dia;
  • não se cansa ou perde concentração;
  • possui grande capacidade de armazenamento; 


     E agora vamos falar um pouco mais sobre computadores, só que de uma forma mais especificada. Vamos falar sobre hardware e software. Hardware é a parte física do computador pra ser mais exato, e software é a parte da programação do computador, sistema operacional, programas como Office, que é muito usado na edição de textos, planilhas, slides, etc.

Hardware: O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, como aviamos falado antes, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.



Software: O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.


Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional.

 

 

Agora iremos dar exemplos de Hardware e Software.

           Como exemplo de Hardware podemos citar os componentes que formam o computador, como o teclado, monitor, mouse, gabinete, etc. Mas não vale lembrar somente da parte que é mais vista nos computadores, que é a parte de fora dele, o exterior, mas também pode ser lembrada a parte interior do computador como exemplo de Hardware, como o disco rígido (popularmente conhecido como HD), unidade de CD, unidade de disquete em alguns computadores, a placa mãe do computador e entre outros hardwares que fazem com que o computador seja uma ferramenta funcional.


Mais para que o computador seja perfeitamente funcional, não podemos esquecer do Software, e como grande exemplo podemos citar o Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).


E entre outros programas que constituem formas de operação do computador para uma determinada finalidade. Exemplos de aplicações: processamento de texto, programa de desenho.



Editores de imagens...




E assim termina essa matéria, que se dirige a ter um pouco de conhecimento basico de Hardware e Software, esperamos que você, leitor da Eletronic News tenha gostado e em breve teremos mais postagens sobre a Informática.

Quer ter também uma ideia de processadores, que é um tipo de Hardware, leia a matéria feita pela Eletronic News. Clique
aqui.

Um comentário:

  1. Um dos tópicos mais interessantes que li até o momento. Parabéns!!

    ResponderExcluir